O Curso Avançado decorreu, de 12 a 16 de Maio, no Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), na BA 6, Montijo, e contou com formandos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Portugal (Força Aérea, Autoridade Nacional de Proteção Civil, e Escola das Armas e Laboratório de Toxicologia e Defesa Química do Exército). Os formadores provieram da Força Aérea (CTSFA), Autoridade Nacional de Proteção Civil, Exército (Escola das Armas) e Ministério dos Negócios Estrangeiros (ANPAQ).

O curso avançado foi a segunda fase de um “Projeto de Assistência e Proteção para Países de Língua Oficial Portuguesa” cuja primeira fase, o Curso Básico, decorreu no Brasil, Rio de Janeiro, em Agosto de 2013 e a terceira, o Exercício, decorrerá no Brasil em 2015.


Foi o primeiro projeto integrado de formação em assistência e proteção desde o nível básico ao exercício organizado pelo Secretariado Técnico da OPAQ. Foi igualmente o primeiro projeto de assistência e proteção abrangendo como beneficiários todos os países de língua oficial portuguesa. Foi, finalmente, o primeiro projeto em que foram co-organizadores, com a OPAQ, alternadamente um país do norte e outro do sul.


A informação relativa ao evento encontra-se no “site da OPAQ: http://www.opcw.org/news/article/advanced-course-on-assistance-and-protection-held-in-portugal/

  • Partilhe